Profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho precisam estar preparados para serem avaliados a todo instante. Nos processos seletivos, além de provas escritas e entrevistas, os candidatos ainda podem ser submetidos à dinâmica de grupo.
Segundo Mariana Lucas Rodrigues, consultora de recursos humanos da Luandre, a dinâmica de grupo tem o objetivo de descontrair o candidato e deixá-lo à vontade, no que se refere as suas escolhas e atitudes do dia a dia, para facilitar a observação do aplicador.
“O objetivo da dinâmica de grupo é identificar se as habilidades, criatividade, desempenho nas tarefas em equipe, liderança e outras características pessoais dos candidatos são compatíveis com as qualidades pessoais e comportamentais desejáveis para a ocupação do cargo em questão”, explica Mariana.
As dinâmicas de grupo são geralmente realizadas com, no mínimo, seis candidatos e podem ser utilizadas em qualquer tipo de processo seletivo, independente do nível hierárquico da vaga. Algumas pessoas apresentam a dinâmica aos candidatos como o “momento quebra gelo” do processo seletivo para que não fiquem tensos e possam ser avaliados com assertividade.
“Vale ressaltar que durante a realização de uma dinâmica não há como identificar pessoas certas ou erradas e sim características pessoais diferentes. Cabe ao aplicador conduzí-la de maneira adequada, com foco no objetivo desejado para verificar qual candidato possui perfil para ocupar a vaga em aberto na empresa", diz Mariana.
A consultora elaborou dez dicas importantes para auxiliar os candidatos na hora de participar de uma dinâmica de grupo. Confira:
DICAS
1 - Durma bem e tenha boa alimentação. Isso evita que o candidato passe mal ou fique com aparência de cansaço no momento da dinâmica.
2 - Use roupas discretas e confortáveis. Evite peças curtas, decotes, camisetas regatas, jeans e tênis. A apresentação pessoal é o “cartão de visita” do candidato.
3 - Chegue ao local da dinâmica com 15 minutos de antecedência.
4 - Seja o mais natural possível e tente controlar a ansiedade durante a apresentação ao grupo e no decorrer da dinâmica.
5 - Desenvolva naturalmente as atividades propostas de acordo com o solicitado. Não dê opiniões de como conduzir a dinâmica, muito menos recuse a participação em alguma
etapa.
6 - Demonstre suas qualidades, mas não exagere para não causar a impressão de falta de colaboração com grupo ou exibicionismo.
7 - Não interrompa a apresentação de outras pessoas durante a dinâmica.
8 - Não questione o aplicador sobre porque determinadas atividades devem acontecer ou o que está sendo avaliado. Se fizer parte da dinâmica, o próprio aplicador irá dizer o objetivo das tarefas.
9 - Ao final da dinâmica, aja naturalmente como se estivesse vivendo uma situação
comum. Isso evita transparecer ao aplicador que as atitudes durante a dinâmica foram inversas ao comportamento real.
10 - Contenha a ansiedade de perguntar o resultado da dinâmica no momento da finalização. Muitas empresas não apreciam esse tipo de comportamento.
*
Fonte: UOL Empregos
Nenhum comentário:
Postar um comentário