Pesquisar Vagas

Dicas práticas para uma apresentação de sucesso

Antes da Apresentação:

Estude bem o assunto de sua apresentação e defina o que irá falar.Procure sintetizar o seu objetivo em uma única frase, pense o que você pretende das pessoas após sua exposição e lembre-se: esta é a razão para você estar lá.

Considere o público alvo, número de pessoas, sexo, faixa etária, nível cultural da platéia, grau de conhecimento do assunto etc.

Simule a sua apresentação. Se estiver longa, reduza-a para não ultrapassar o tempo programado. Faça um "check list". Lembre-se que detalhes simples como a falta de um cabo pode comprometer todo trabalho.

Relaxe. Agora é o momento de controlar a ansiedade e as emoções. Não existe uma fórmula mágica e cada um deve procurar suas próprias formas para se tranquilizar. Algumas sugestões:

- Faça respirações profundas, prolongadas e diafragmáticas.

- Pense positivo. Veja-se bem sucedido, sendo aplaudido e cumprimentado pelas pessoas ao final.

- Espreguice e faça exercícios físicos simples, como fricção de mãos e movimentos de pescoço. - Faça uma oração e peça ajuda ao seu anjo, guia, santo ou protetor espiritual.

- Ouça uma música suave que o relaxe.

- Leia um texto otimista que o energize.

- Apresente-se com firmeza e determinação mesmo que internamente se sinta frágil e ansioso. Ao ser chamado, dê passos firmes, decididos. Olhe as pessoas nos olhos, sorria, mostre segurança, mantenha a calma e controle a situação.

Durante a apresentação:

Após ocupar o seu espaço no palco, cumprimente as pessoas. Não peça desculpas, principalmente se for para salientar algum ponto negativo, como seu nervosismo ou uma falha qualquer. Inicie sua apresentação da forma planejada. Nada de improvisos, a não ser que já tenha muita experiência para essa ousadia. Envolva as pessoas, faça perguntas, olhe-as nos olhos, interaja com a platéia. Mantenha em mente o seu objetivo. Evite dispersões ou falar de algo que acabou de lembrar. Separe a sua apresentação estrategicamente em partes e desenvolva-a como planejado. Se necessário, tenha uma pequena "cola" para não se perder nem inverter as partes. Conduza sua apresentação com o olho no relógio. Calcule o que precisa ser dito a cada quarto do tempo total previsto, deixando o tempo certo para uma boa conclusão. Teatralize, faça gestos, deixe fluir a emoção na sua voz, dê vida à sua exposição. Zele por uma constante congruência. Idéias adversas são aceitas, incongruência não. Evite manifestações preconceituosas, gírias ou palavrões. Pode até ser engraçado para alguns, mas lembre-se que você estará sendo avaliado e julgado. Prefira microfone de lapela. Com as mãos livres, poderá trabalhar melhor o corpo e os gestos. Evite enaltecer suas qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário